Comprar on-line é seguro? Essa tem sido uma pergunta frequente e por sinal muito pertinente de diversos consumidores, tendo em vista o grande número de “empresas virtuais” que surgem no mercado e depois simplesmente desaparecem.
Existem muitas maneiras de se proteger contra golpes virtuais e lojas que na verdade são uma verdadeira armadilha para o consumidor mais desavisado. Aqui vão 3 dicas para você não errar ao efetuar uma comprar on-line.
1– Desconfie de preços muito baixos;
Lembre-se do ditado: “Parece muito bom pra ser verdade”, e na maioria das vezes trata-se de fraude mesmo. As Empresas precisam ter lucro para se sustentar, pagar seus funcionários, impostos dentre outras despesas. Então, quando ver algo muito barato, indague-se como essa Empresa tem lucro com a venda de um produto com preço menor do que quando saiu da fábrica?
2– Verifique se a Loja possui CNPJ, TELEFONE e ENDEREÇO;
O Decreto Federal nº 7962/13, determina que a loja on-line informe em local visível número de CNPJ, endereço físico e número de telefone. E isso tem uma razío as lojas on-line simplesmente fecham as portas e deixam seus clientes e credores a míngua.
3 – Pesquise sobre a Loja que irá efetuar a compra.
A primeira coisa a se fazer é consultar um site chamado reclameaqui.com.br. Veja a reputação da Empresa nessa loja, as reclamações de outros consumidores lhe darão um norte quanto a decisão de comprar ou não o produto que deseja. Além desse, existem outros sites que lhe darão um bom parâmetro em relação a isso.
Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos.